Água encanada de ótima qualidade, agora faz parte da vida dos moradores de comunidades rurais.
Dedicação, responsabilidade e ação, são as palavras que representa a nova gestão da Câmara Municipal de Benjamin Constant/Am, que vem mudando a forma de se fazer política no município.
Em mais uma ação de interesse coletivo, o presidente Gerson Morais e comitiva, participaram na manhã de sábado (01/04) da cerimônia de inauguração da obra de instalação do poço artesiano da comunidade rural de São Gabriel. A solenidade também contou com a participação de produtores rurais, professores, alunos e moradores da região.
A obra faz parte do Projeto "Água nas Comunidades", da ONG WIW, entidade não governamental americana, que financia 70% da obra, os 30% restante fica na responsabilidade dos comunitários, que tiveram no presidente Gersão apoio pra conclusão das instalações.
Segundo Gustavo Holanda, responsável técnico pelo projeto, a captação é feita em uma profundidade de mais 25m e tem a capacidade de produção diária de 22 mil litros de água, tratada e de excelente qualidade, própria para o consumo humano. Além de São Gabriel, a água encanada também vai fazer parte da rotina diária dos moradores da comunidade de Santa Maria.
O presidente da Câmara destacou a importância da obra para os comunitários, pois em época de estiagem, a comunidade fica sem acesso ao rio Solimões, acorrentado inúmeros problemas, inclusive de saúde aos moradores.
_“Vemos aqui uma importante obra, que vai minimizar os problemas dos nossos irmãos, pois tive a triste oportunidade de presenciar os comunitários alojados em improvisadas barracas na margem do rio, pois era lá que os moradores passavam o dia, retornando para suas casas, só no final do dia, devido à falta de água. Agora ter o privilégio de presenciar a água cair das torneiras e ainda ter contribuído pra esse fato histórico acontecer, é uma alegria que não existe palavras pra descrever, é um marco na vida das pessoas que vivem nesse local”._ Afirmou Gersão.
Ao término da cerimônia o vereador participou ainda de uma reunião com moradores, que destacaram algumas necessidade coletiva da comunidades. A falta de atendimento básico a saúde foi um dos pontos destacado por todos. Pois segundo o presidente da comunidade, os moradores não são assistidos pelos serviços, e solicitam a contratação de pelo menos um agente comunitário de saúde, para a localidade.
_"É uma tristeza ver essas pessoas sem os serviços básicos de saúde, pois sabemos da importância que um profissional de saúde faz na vida de qualquer pessoas, muitas patologias poderiam ser evitadas com a presença desse profissional. Agora viver esquecido pelo poder público é inaceitável. Vamos solicitar do Secretário Municipal de Saúde explicações sobre a demanda"_ Destacou o Parlamentar.
Câmara Municipal de Benjamin Constant/Am.
_"Trabalho e compromisso com o povo"_
Por: ASCOM/CMBC
Acompanhe as sessões legislativa pela Rádio Rios Fm, 97.9 mhz
0 Comentários